Clubes 2024
Procurando a minha molécula: uso de técnicas moleculares no estudo sobre o Estresse Oxidativo
O DNA é o guardião do nosso material genético e pode sofrer alterações quando diferentes fatores induzem uma maior produção de radicais livres, originando o chamado estresse oxidativo. Nessas situações de estresse, as células podem gerar vários tipos de danos ao DNA, incluindo alterações de pares de bases, distorção e quebra das fitas da dupla hélice. Uma vez que o aumento dos níveis de radicais livres está relacionado às alterações celulares e morte celular, é possível compreender que os níveis de estresse oxidativo são importantes no desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e diversos tipos de câncer. Nosso clube irá abordar sobre 3 doenças do século e as técnicas que podem ser utilizadas nas pesquisas sobre as moléculas envolvidas no estresse oxidativo. As técnicas de PCR convencional e PCR em tempo real serão abordadas na prática em laboratório, além da utilização de dispositivos point-of-care para análise de parâmetros bioquímicos em amostras biológicas.
Sede
Início
UFPE Recife
22 de jan. de 2024
Explorando a Nanotecnologia: Desenvolvimento de sistemas nanoestruturados
Os biossensores são ferramentas inovadoras que se destacam pela sua alta sensibilidade, especificidade e portabilidade. Esses dispositivos podem ser aplicados em diversos setores, sendo a saúde humana um exemplo. Auxiliam, assim, a realização do diagnóstico de diversos patógenos e doenças. Esse clube irá abordar conceitos sobre nanotecnologia aplicada a obtenção de nanodispositivos através da utilização de sensores eletroquímicos. Serão avaliados também, os principais desafios na construção e projeção para o futuro, envolvendo aspectos teóricos e experimentais.
Sede
Início
UFPE Recife
22 de jan. de 2024
Laboratórios Sustentáveis: Bora fazer nossa parte, cientistas?
O clube de Oceanografia Laboratórios Sustentáveis tem por objetivo provocar cientistas a repensarem seus próprios espaços de trabalho a partir de um novo ponto de vista mais crítico e criativo, incitando à adoção de soluções que tenham por objetivo final a redução de impactos ambientais e sociais (incluindo aqui os impactos econômicos). O assunto será abordado na forma de uma narrativa que tentará treinar nosso raciocínio para pensar em termos de planejar a história de cada produto, e assim reconhecer seus potenciais impactos antes mesmo que ocorram. Dessa forma, quem sabe, podemos evitá-los ou minimizá-los? Esse mesmo raciocínio serve para outros espaços além dos laboratórios de pesquisa clássicos, e se aplica a qualquer local de trabalho. Por exemplo, ateliês, laboratórios didáticos, oficinas, etc. Em última instância, os conceitos podem se estender a qualquer espaço produtivo que se consiga delimitar física e gerencialmente.
Sede
Início
UFPE Recife
22 de jan. de 2024
Vacinas: Da Pesquisa à Proteção
A proposta do nosso clube é dialogar sobre vacinas desde a sua produção até a distribuição para a população. Iremos abordar desde o histórico e desenvolvimento das vacinas até as principais técnicas utilizadas para a produção nos laboratórios de pesquisa. No módulo teórico iremos apresentar as metodologias que envolvem engenharia genética, parte fundamental da biotecnologia moderna, que é a base para geração das vacinas mais atuais, como as de DNA e RNA que foram construídas e distribuídas durante a imunização contra o SARS-CoV-2.
Sede
Início
UFPE Recife
22 de jan. de 2024
Epidemiologia em ação: Investigação de surtos e epidemias (ministrado por uma pesquisadora de Stanford)
Neste curso, você irá explorar o fascinante mundo da epidemiologia e da investigação de surtos. Aprenda os conhecimentos essenciais de como investigar e controlar um surto de doença infecciosa. Vamos treinar a desenvolver um pensamento crítico sobre as políticas públicas que devem ser adotadas em campo em casos de surtos e pandemias. Este curso irá capacitá-lo com conhecimentos para contribuir para a saúde pública e o bem-estar de sua comunidade.
Sede
Início
UFPE Recife
22 de jan. de 2024
MatLab Club Brazil: Explorando as possibilidades, aplicações científicas e práticas com MATLAB e Simulink
Que tal aprender sobre o uso de ferramentas tecnológicas que estão oferecendo resultados precisos, por qualquer área da ciência e engenharia? O MATLAB é um software que apresenta a capacidade de realizar desde a análise de dados meteorológicos para visualizar a intensidade de um furacão, até o desenvolvimento de algoritmos para otimizar veículos híbridos. Possui uma versatilidade incrível e neste clube teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a aplicação desta tecnologia nos diversos segmentos da indústria como: Automobilística, Aeroespacial, Produção de Energia, Automação Industrial e Máquinas, Gestão de Risco e Finanças, Dispositivos Médicos e Startups passando por tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, Deep Learning, Digital Twin e Manutenção Preditiva.
Sede
Início
PUCPR Curitiba
29 de jan. de 2024
A Internet de Tudo: Conectando a sua caixa d´água
Ao mesmo tempo que a água é extraordinariamente abundante no nosso mundo, ela também é incrivelmente escassa. E se você conseguisse colaborar para o uso racional da água? Com a Internet das Coisas, você pode conectar a sua caixa d'água de forma a obter dados e assim tomar atitudes de impacto para o consumo sustentável de um dos bem mais preciosos do planeta.
Sede
Início
PUCPR Curitiba
29 de jan. de 2024
RôboMaze: Desvendando Labirintos Coloridos com LEGO
Você está preso em um labirinto cheio de cores e sua única salvação é programar um robô para achar a saída! Neste clube você irá construir e programar seus próprios robôs Lego Mindstorms EV3 , dando vida às suas ideias e criando soluções inovadoras. Nossos professores, especialistas na área de robótica, irão te guiar em cada etapa do processo, desde a montagem até a programação dos sensores de cores dos robôs. Você aprenderá conceitos de engenharia, programação, eletrônica e resolução de problemas, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro. Não perca essa chance de expandir seus conhecimentos e se divertir ao mesmo tempo! Venha participar da nossa oficina de robótica com Lego Mindstorms EV3.
Sede
Início
PUCPR Curitiba
29 de jan. de 2024
Nosso Mundo em Torno do Sol: Construindo um Relógio Solar
Que tal olhar para cima? Desde a antiguidade a humanidade acompanha os movimentos dos astros no céu. Mesmo sombras projetadas no chão podem fornecer informações de como nosso planeta se movimenta em torno do Sol. O movimento da Lua, Sol, planetas e estrelas se repete de maneira precisa. Essa precisão vem sendo utilizada desde a antiguidade para a formação de calendários e relógios solares. No Clube de Astronomia vamos dar uma olhada em algumas ferramentas astronômicas e aprender sobre o movimento da Terra em torno Sol através da construção de um Relógio Solar.
Sede
Início
PUCPR Curitiba
29 de jan. de 2024
DIY Science: Building your own Scientific Instruments
Dispositivos científicos e médicos são normalmente máquinas de última geração construídas para laboratórios sofisticados com grandes orçamentos. Mesmo dispositivos amplamente utilizados em química e biologia, como espectrômetros e microscópios, geralmente custam algumas centenas de dólares. No entanto, equipamentos científicos de baixo custo podem ter grande impacto e muitas vezes podem ser prototipados usando peças prontas para uso. Este clube apresentará aos jovens cientistas o desenvolvimento de ferramentas do ponto de vista de um inventor. Os alunos serão desafiados a construir sua própria ferramenta baseada em imagens, com projetos potenciais que vão desde simples microscópios, espectrômetros ou dispositivos de imagem oftalmológica de baixo custo. Através deste projeto, os alunos aprenderão como aplicar princípios de design para construir seus próprios instrumentos, inspirando futuras invenções DIY para problemas que eles próprios encontrarem. O clube consistirá em palestras sobre fundamentos de óptica, oficinas práticas de impressão 3D, controle de eletrônica básica com Arduino e tempo livre de design e prototipagem onde os alunos desenvolvem seu próprio projeto. Como exemplo de projeto, os alunos podem desenvolver seus próprios projetos para um espectrômetro de baixo custo, para iluminar amostras de plantas, registrar o espectro de luz proveniente delas, salvar as imagens digitais e entender como isso pode ser usado para diagnosticar a saúde das culturas. Como resultado final, os alunos pegarão os aprendizados do curso e os usarão para elaborar uma mini atividade de extensão para ensinar outros jovens.
Sede
Início
PUCPR Curitiba
29 de jan. de 2024
Medicina Regenerativa: Healing the body through polymers (ministrado em inglês e português, com professores de Stanford)
Injectable hydrogels have emerged as a promising approach for regenerative medicine due to their ability to provide a supportive matrix for cells and tissues and enable the controlled release of drugs or growth factors. Dynamic covalent chemistry, a field that focuses on reversible chemical reactions, has been applied to the design of these hydrogels. Through dynamic covalent reactions, hydrogels can be easily injected into tissues as "fluid or particles" that reform into a gel in situ, allowing for minimally invasive delivery. These hydrogels can also undergo dynamic and reversible gelation, allowing for easy degradation and remodeling. Additionally, the dynamic nature of these hydrogels enables their incorporation of bioactive compounds, such as peptides or proteins, which can promote cellular adhesion, proliferation, and differentiation. Such advances in injectable hydrogels using dynamic covalent chemistry hold great potential for the development of novel therapeutic strategies in regenerative medicine.
Sede
Início
UFMG Belo Horizonte
15 de jan. de 2024
Biologia Sintética: Programando Organismos Vivos
Neste clube, você terá a chance de mergulhar no emocionante mundo da biologia sintética e engenharia genética. Aqui, exploramos a reprogramação de organismos vivos através de circuitos genéticos e vias metabólicas. Imagine aprender sobre como microrganismos geneticamente modificados podem produzir insulina, como as leveduras podem sintetizar teias de aranhas e até mesmo como bactérias podem degradar bioplásticos. As possibilidades são infinitas...
Sede
Início
UFMG Belo Horizonte
15 de jan. de 2024